sábado, 16 de julho de 2011

A sua empresa já inovou hoje?


Por Ilka Midori Toyomoto

A inovação se tornou condição para a competitividade empresarial, e com tal expressividade que, mundialmente, o tema ganhou espaço em discussões, artigos, congressos e, é claro, no ambiente empresarial.

Mas e a sua empresa, já inovou hoje? Para que a condição de competitividade possa ser conferida pela inovação, é importante que essa pergunta seja feita todos os dias.

O que se espera no ambiente empresarial é que a inovação traga resultados positivos para o negócio. Entretanto, a velocidade com que as informações, os negócios, as parcerias ocorrem, não permite que uma empresa fique estagnada acreditando que uma única inovação será suficiente. Ou seja, uma inovação não deve ser realizada de forma isolada, como uma exceção à regra.

Para que os resultados com a inovação sejam positivos é necessário que a inovação faça parte de um conjunto de estratégias que permitam à empresa inovar constantemente.

Peter Drucker afirmava que “para se extrair o máximo dos benefícios do processo é preciso repeti-lo por várias vezes, criando uma espécie de sistematização no que tange ao desenvolvimento da inovação. Seria preciso criar um fluxo contínuo de ideias e experimentos, o que muitos autores chamaram de inovação contínua ou sistemática".

Para que esse processo sistemático de inovação ocorra com eficácia, é preciso que se torne parte das práticas empresariais, incorporado ao dia a dia das organizações.

Mas você pode estar se perguntando, será que esse processo de sistematização não engessará o processo criativo ou de desenvolvimento de uma inovação? A resposta é não. É preciso esclarecer que a sistematização é diferente de burocratização ou engessamento.

A sistematização visa criar condições favoráveis para que o processo de gestão da inovação ocorra. O processo de gestão da inovação estabelece ferramentas para que se gerem inovações com maior naturalidade e de forma contínua, que, consequentemente, permitam manter e superar o patamar de competitividade em que a empresa se encontra.

Assim como é importante cuidar dos aspectos de gestão financeira, administrativa, comercial da sua empresa, com a inovação temos que ter o mesmo cuidado, ou seja, é necessário que se estabeleça um processo de gestão que permita a condução da inovação como processo contínuo.

            Mas como implantar o processo de inovação de forma sistemática? Isso é tema para um novo post. Para mais informações, procure o atendimento do Sebrae/PR e se informe sobre o curso de Gestão da Inovação.

Ilka Toyomoto é consultora do Sebrae/PR

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