sábado, 16 de julho de 2011

Identificação de Problemas nas organizações - Administração

Uma empresa não pode ser vista de forma fragmentada e sim como uma união de pequenas e valiosas peças. Um conjunto de esforços que precisam agir em harmonia. Então, é necessário diagnosticar eventuais problemas, sua fonte e quais medidas adotadas em sua solução, mas como identificá-los?  Esse é um grande desafio de qualquer empresa.

O fracasso de muitas empresas deve-se a falta de conhecimento e práticas adequadas na busca de identificação de problemas e a demora deste diagnóstico poderá gerar o agravamento dessas situações.
Nas organizações, tem-se evidenciados muitos problemas oriundos de uma carência de um diagnóstico eficaz. Por exemplo, a rotatividade de colaboradores gerada, entre outros fatores, pela necessidade de uma estratégia de seleção que possibilite uma sintonia de interesses entre a empresa e seus futuros colaboradores, além disso, que seja perceptível as possibilidades de crescimento, valorização e aprendizado constante, gerando uma série de compromissos com a empresa. Outro problema é a carência de controle financeiro, este que é um dos grandes desafios gerados por diagnósticos ineficazes ou tardios, demora-se para perceber que o controle financeiro e a visão da liquidez, já não existem.
Para Naisbitt (1969) “não se obtém resultados resolvendo problemas, mas explorando oportunidades”. As estratégias necessitam de ação para que sejam efetivas, isto é, para que os objetivos sejam alcançados pela identificação de oportunidades.
Assim, como uma atitude fundamentalmente humana, uma empresa que perceba os problemas como oportunidades, evidenciará que é nos conflitos que se encontra o crescimento.
Desse modo, uma gestão eficiente que esteja embasada em conhecimentos técnicos, que visualize todos os aspectos da empresas, o domínio dos diferentes setores e os impactos de cada ação no desenvolvimento da empresa fará com que a identificação de problemas seja eficaz.
Na criação desse diagnóstico a gestão deve, além de ser criativa e de fazer uso de suas experiências, buscar sempre se atualizar, adequando-se a novos paradigmas. Ela deve saber onde se encontra a organização, aonde pretende chegar com ela e saber como agir para chegar lá.
Na elaboração do planejamento estratégico requer que se conheça previamente os problemas da organização, para isso, cumpre diagnosticar seus pontos fortes e fracos e as ameaças e oportunidades que podem influenciá-las de alguma forma.
A realização do diagnóstico deve levar em consideração os diferentes aspectos da estrutura organizacional, desde a elaboração do planejamento estratégico com suas ações e prazos, o alcance periódico dos objetivos, técnicas e padrões de conduta. Além disso, considerar os fatores intangíveis desse cenário, onde possa observar os anseios comuns, os relacionamentos, a empatia dos seus membros para que todos sejam visto como parcela fundamental da empresa.
Uma das técnicas eficientes na realização de diagnósticos é o questionamento ante o problema para que se perceba sua fonte e torne-se a devida oportunidade de crescimento. Sendo assim, essa técnica baseia-se na repetição do questionamento “porque”, pelo menos cinco vezes em todos os estágios na identificação de possíveis causas de determinados problemas enfrentados pela organização. Pode-se avaliar também, praticando essa técnica, que geralmente a primeira resposta ao problema não é a causa principal. Ao perguntar o porquê várias vezes serão reveladas outras várias causas e uma delas poderá ser a principal. Um dos desafios enfrentados no uso dessa técnica é a prática de liderança pela gestão, os “porquês” devem ser levantados e respondidos por todos. Os gestores devem assumir sua posição de liderança e além de questionar, também tentar responder os porquês e assim, fazer todos debater e investigar as causas do problema, gerando assim a oportunidade para crescimento da organização.
Por fim, a identificação dos problemas em uma organização não deve fugir ao foco contínuo da gestão, que deve exercer esse papel, criar estratégias planejadas e executadas conjuntamente por todos os seus setores. Os desafios devem ser mediados pelas organizações, afim de que os problemas sejam sanados e que as reais oportunidades nasçam deles.
                                                                                                Valdeli Júnior Mar
                                                                                     Técnico em Administração

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