sábado, 16 de julho de 2011

Comunicação Clara e Precisa - Administração de empresas

Sem comunicação clara, boas idéias se perdem no espaço empresarial. Este é a maior necessidade que hoje as organizações e profissionais detém. No mundo dos negócios a habilidade de comunicação e a qualidade dessa comunicação são fundamentais.
Essa comunicação está em todos os cenários que a empresa atua, com seus colaboradores, fornecedores e com seu público-alvo. Onde o envolvimento de diferentes universos com a distinção de ideias, valores e experiências deve ser compreendido para gerar uma comunicação clara e precisa.
Atualmente, a comunicação empresarial tornou-se estratégia fundamental, um fator decisivo para o alcance do sucesso das organizações, esse fato decorre das ações inerentemente humanas, que desde os primórdios, os homens que conseguiam se comunicar detinham a capacidade de se organizar, de articular estratégias, de se desenvolver, enfim, de sobreviver. Por conseguinte, a necessidade de avaliar ideias e estratégias de ações exige o diálogo para que os objetivos comuns sejam alcançados.
A comunicação empresarial compreende um conjunto complexo de atividades, ações, estratégias, produtos e processos desenvolvidos para reafirmar a imagem de uma empresa junto aos seus públicos de interesse ou junto à opinião pública, daí a necessidade de bons profissionais antenados com as inovações tecnológicas e práticas de relacionamento. Esse profissional deve manter um esforço em planejar e executar ações que oportunizem uma comunicação eficiente.
 O homem como um ser social, a todo o momento precisa se comunicar e se relacionar com o mundo. Observa-se assim, que a comunicação é um processo bastante complexo que envolve um texto constituído por palavras utilizadas na transmissão da mensagem, comunicação verbal, com um vocabulário específico, e um texto intangível, às vezes até mais importante, formado pela expressão corporal, tom da voz, pela aparência e modo de se comportar, maneira de pronunciar as palavras e constituir as frases, que demonstram muito da formação, do preparo, da emoção e tantas outras características do profissional. Ressaltando ainda que a qualidade da comunicação do profissional é sentida nos diferentes meios em que ele atue, tanto no relacionamento com clientes, fornecedores, gestores e colegas de trabalho. A lucidez da comunicação desse profissional o torna referência, assim como a organização onde ele atue, suas idéias transformadas em discurso, conseguem captar a atenção dos ouvintes, revelam o conhecimento sobre o assunto, facilitam a defesa dos pontos de vista e a argumentação faz com que as pessoas reflitam e mudem seu comportamento a partir das propostas apresentadas. Além disso, o relacionamento em grupo é favorecido pela capacidade dialogal, e cria-se um espaço onde florescem ideias, propostas constituídas a partir de um diálogo conjunto.
Toda organização, indiferente seu tamanho ou grau de atuação, usa a comunicação, umas mais intensas e outras nem tanto. Essa ferramenta dentro de uma esfera interna da organização precisa utilizar processos que todos os colaboradores compreendam os objetivos propostos, as etapas e estratégias, e para isso, o diálogo e participação são fundamentais. De modo muito semelhante, na esfera externa da organização, o público-alvo precisa, além de conhecer os preços, produtos e seus serviços, ser ouvido sobre suas opiniões, necessidades e seus interesses, daí a necessidade de ferramentas de comunicação eficazes que permitam a troca de informações, experiências e opiniões.
Segundo José Vecchi de Carvalho “Tanto interna como externamente, o diálogo é o que torna o processo de comunicação completo. E não é para ter medo, nem para promover o medo, é sim, para falar e ouvir, argumentar e contra-argumentar, acatar e/ou convencer. Essa troca gera confiança, credibilidade, mudanças seguras, transformações, enfim, é o que pode garantir a evolução e a permanência da organização no mercado”. Ele reafirma a importância do diálogo como ferramenta de troca de informações e a quebra dos medos em sua utilização e dessa maneira, consolidar as organizações na prática de um ato naturalmente humano.
Desse modo, percebe-se a tão grande importância da comunicação como ferramenta imprescindível no cenário organizacional. Assim, a comunicação deve ser aprimorada e reformulada continuamente na sociedade globalizada e competitiva em que vivemos. É fundamental a busca pelo aprimoramento comunicacional do profissional e das organizações, visto que essa ferramenta tende-se a ser o fator decisivo na consolidação e crescimento ou declínio de profissionais e organizações.
                                                                                                                     Valdeli Júnior Mar
                                                                                                      Técnico em Administração

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